Sustentabilidade

Óleo Lubrificante usado e/ou Contaminado (OLUC)

O Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado, é aquele óleo preto que sai das máquinas e motores quando é feita a troca de óleo. Ou seja, onde tem motor, tem óleo lubrificante usado – dos carros de passeio até as grandes máquinas do agronegócio. Ele é altamente perigoso e um dos principais vilões atuais do meio ambiente e da saúde humana, se descartado incorretamente. Segundo a Ambioluc, entidade que representa o setor, um único litro de óleo lubrificante usado é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. 

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), através da Resolução nº 362/2005, determina que “todo Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado deve ser recolhido, coletado e ter destinação final, de modo que não afete negativamente o meio ambiente e propicie a máxima recuperação dos constituintes nele contidos”. As mesmas diretrizes determinam que o OLUC deve ser entregue a uma empresa coletora, devidamente autorizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), para realizar essa tarefa. 

Isso significa que o rerrefino, uma espécie de reciclagem do óleo lubrificante usado, é o único destino correto do resíduo previsto pela lei brasileira. E com este processo, é possível extrair o óleo básico do óleo lubrificante usado, permitindo que ele seja devolvido ao mercado com as mesmas características e dando a este composto uma vida infinita.

Também esta resolução do CONAMA determina que todas as empresas produtoras devem coletar, em OLUC, uma porcentagem do seu volume total comercializado para garantir o processo de logística reversa. Porém também é dever dos distribuidores, comércios, postos de gasolina, etc, armazenar e destinar corretamente este resíduo. Por isso, retire os resíduos do motor e equipamentos e armazene o produto com segurança. Caso tenha uma grande quantidade de óleo, entre em contato com a empresa coletora mais próxima! 

Os estabelecimentos também devem informar aos clientes sobre os cuidados necessários com o produto.

A parceira da VR LUB para coleta de OLUC é a Petrolub Industrial de Lubrificantes, entre em contato pelo telefone 0800 283 1145 e agende a sua coleta também!

O Jogue Limpo é um sistema de logística reversa de embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas, estruturado e disponibilizado pelos fabricantes associados, dentre eles a VR LUB. Esse serviço é oferecido gratuitamente para os pontos geradores cadastrados. O instituto é responsável pela logística de cadastramento e recebimento das embalagens pela administração das centrais de armazenagem, além de contar com uma frota de caminhões equipados com alta tecnologia, que atendem a todos os requisitos de segurança, controle e cuidado com o meio ambiente.

Como funciona?

Após o consumidor trocar o óleo do carro, em postos ou revendas cadastradas, as embalagens plásticas de lubrificantes usadas são drenadas e armazenadas em sacos plásticos transparentes. Posteriormente, essas embalagens são entregues ao Sistema de Recebimento ou às Centrais de Recebimento, que são contratadas pelo Jogue Limpo. Os sacos são pesados em balanças eletrônicas e os dados são transferidos para o site do Jogue Limpo. Esses dados são disponibilizados, por senha de acesso, às agências ambientais municipais e estaduais. Para os pontos cadastrados, é disponibilizado um extrato dos recebimentos, bastando digitar o CNPJ na página inicial do site.

REGRAS

Um dos maiores desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, conforme estabelecido na Lei 12.305/2010, é fazer com que cada elo da corrente exerça o seu papel na responsabilidade compartilhada na logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes usadas.

O CONSUMIDOR:

Deve devolver a embalagem usada aos canais de comercialização onde foi adquirida, preferencialmente.

OS COMERCIANTES VAREJISTAS:

Devem receber as embalagens entregues pelo consumidor e armazená-las de forma adequada, em conjunto com aquelas geradas em seu próprio estabelecimento, disponibilizando-as para o Sistema de Recebimento ou encaminhando-as diretamente às Centrais de Recebimento do Jogue Limpo.

OS COMERCIANTES ATACADISTAS:

Devem receber o material de seus clientes revendedores ou consumidores e armazená-lo de forma adequada, em conjunto com aquelas embalagens geradas em seu próprio estabelecimento, dispondo-as para o Serviço de Recebimento ou encaminhando-as diretamente às Centrais de Recebimento do fabricante.

OS FABRICANTES E OS IMPORTADORES:

Devem manter o sistema de logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes usadas, recebendo-as dos comerciantes atacadistas e varejistas, assegurando a destinação ambientalmente correta dessas embalagens.

Veja como Participar

Para que o Jogue Limpo seja devidamente gerenciado, foi desenvolvido um sistema que disponibiliza informações exportadas, em tempo real, diretamente das balanças eletrônicas, imediatamente após a pesagem no ato da devolução das embalagens aos fabricantes. Uma das grandes qualidades do Jogue Limpo é sua transparência e rastreabilidade para os órgãos ambientais. Através de senhas recebidas, as agências ambientais podem visualizar a qualquer momento, tanto no município quanto no estado, as informações disponíveis relativas às quantidades de embalagens devolvidas pelos consumidores para o Sistema e enviadas para reciclagem.